Compota de Pérolas

para barrar na mente

Sunday, September 07, 2008

E! Entertainment

Os olhos falam sempre mais do que as palavras.

Há corpos nas praias.
Não estou a falar dos que aparecem a boiar (não porque as pessoas estejam a descansar depois de umas braçadas, mas porque alguém lhes adicionou chumbo ao peso corporal - ou dos que têm pequenos cortes em forma de cutelo).
Estou a falar de corpos de fato de banho. De biquini ou calções. Deitados nas toalhas, de oculos escuros a olhar para os outros corpos. Analisando, pensando. E, de vez em quando, olhando para dentro e para as suas formas.
É assim que se está na praia.
Por que estou a falar disto?
Bom, além de me apetecer, falo disto porque estou a ver um programa no canal E! Entertainment, que se chama "The Best & Worst Beach Bodies".

Claro que o tempo de praia em Portugal já terminou e a questão pode colocar-se: "Será que este ano alguma vez começou?"
E a resposta é simples. Com uma época balnear como a que tivemos cada ida à praia era um tiro de sorte. Há duas semanas um amigo meu foi à praia num domingo de Sol e acabou por lá ficar duas horas porque o tempo fechou, caiu orvalho e instalou-se o frio.

Ora um Verão destes, como o nosso cá em Portugal, era o necessário para o programa que está a dar na E! Entertainment. Ou melhor, era o necessário para as pessoas que são alvo do programa. É que com este Verão, as pessoas são livres de ir de biquini e calções e acabar por ter de vestir camisolas sem que ninguém diga que estão a esconder gordura mal-vinda.

Oiço a voz off do programa e percebo que um actor consagrado como o Val Kilmer acabou de ser alvo de uma piada: "Aquele que fez de Batman, faz agora de fat-man".
É um trocadilho engraçado. Num programa como este não pensei que alguém tivesse imaginação para fazer este tipo de piada mas fui outra vez surpreendido com outra piada (até porque mostraram também uma foto de Kilmer à beira da água com um fato de surfe): "Já não consegue fazer de Batman mas pode fazer de Pinguim!"

Mas num programa opinativo como este também aparecem advogados(das) de defesa e há quem diga: "Por mim ele pode ficar como está! Faço da barriga dele a minha almofada só para poder ficar a olhar para aqueles olhos!"

E, cereja no topo do bolo, há uma pessoa cujo corpo é o Melhor e o Pior da praia. Janet Jackson ora está com um corpo fantástico ora está um pequeno cachalote e, por isso, compete nas duas categorias.

Fico sem perceber o grau de entretenimento do programa. Da mesma forma que serve de chacota também serve de idolatração. E tem piada como o olhar para os outros nos pode fazer sentir mais confiantes ou mais inseguros. Ao mesmo tempo que batemos palmas ao talento da Natureza também apontamos o dedo a quem foi mais descuidado. Como se uns tivessem nascido com sorte e outros tivessem de ser castigados violentamente pelo seu azar. Olhar para as celebridades e verificar as suas falhas. Ver a suposta realeza social com problemas mundanos. Tem piada apontar o dedo e dizer que afinal são pessoas normais, que têm o rabo grande ou celulite. Tem piada mas não tem graça nenhuma.

Agora vai começar um programa que se chama "25 Mais Elegantes"

Ahh sim, passou quase um ano desde o último post. Eu também tenho andado entretido, mas com outras coisas!



No copo: Café
No iPod: Rapariguinha do Shopping – Rui Veloso (fui meter de propósito, parece-me apropriado)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home