Compota de Pérolas

para barrar na mente

Monday, September 22, 2008

Dia Europeu Sem Ca(rr)os

Eu, que até sou a favor, sinto-me insultado!
Ninguém para indicar que estradas e ruas é que vão ser cortadas. Nenhum anúncio de alerta aos cidadãos. Ninguém para fazer correr o trânsito (excepto o agente que estava na Praça da Figueira que me disse que eu teria de ir até ao Cais do Sodré e subir para o Bairro Alto até ao Principe Real para poder entrar na Avenida da Liberdade – e, por falar em liberdade, tomei a liberdade de verificar online de quantos quilómetros estavamos a falar e são 5,5 km)

Ou seja, 5,5 km extra no meio do trânsito, com semáforos encarnados, centenas de carros canalizados para o mesmo sítio - ou desordenados pela falta de policiamento no local e aviso prévio das ruas cortadas por pinos cor-de-laranja espalhados nas ruas - às 8h30 da manhã quando se está atrasado para o trabalho.

Eu, que até sou a favor do Dia Europeu Sem Carros, sinto-me insultado pela falta de pudor da autoridade, pela sua falta de respeito pelo cidadão, pela displicência mostrada ao trânsito.

Pergunto por que razão há-de alguém querer aderir ao Dia Europeu Sem Carros. A matemática é simples: sempre que existe este avivar de consiência ambiental, a cidade fica caotica. Mas por que razão é que há-de alguém defender os dias verdes quando estes só trazem caos à cidade?

Não será melhor alertar as pessoas de outra maneira? Não será melhor simplesmente alertá-las para o que está a ser pensado fazer em determinados dias comemoratívos? Não será melhor mostrar às pessoas o que vai acontecer para que a cidade não caia na confusão por desconhecimento?

Eu, que até sou a favor destas medidas e da consciencialização das questões ambientais, sinto-me insultado pelas autoridades e por quem decidiu fazer desta segunda-feira, 22 de Setembro de 2008, a manhã caótica à qual acabei de assistir.

Podem dizer-me que “pelo menos, fez-se alguma coisa em prol do ambiente”. Pois eu respondo: Não há nada que atrapalhe mais as causas e o seu objectivo, do que aqueles que querem mostrar que se preocupam pelas causas…


no rádio do carro: “What a Wonderfull World” – Louis Armstrong

0 Comments:

Post a Comment

<< Home