Compota de Pérolas

para barrar na mente

Monday, September 22, 2008

Atras(ad)os

Inacreditável!

Os 50 metros finais de uma grande rua é, desde há dois dias, reservada para BUS.
50 metros, mais ou menos.
50 metros que antecedem um semáforo.
E é importante que sejam 50 metros para se perceber a forma como estes 50 metros vão agora resolver todo o trânsito de uma rua de quase 800 metros (não medi a distância exacta!)

Agora, antes dos 50 metros, os carros têm de virar à direita, seguir até meio de outra rua (cerca de 100 metros de uma rua que rondará os 200), virar à esquerda num entroncamento ligeiramente inclinado e de visibilidade difícil, seguir por outra rua (cerca de 100 metros) até um novo semáforo que, sublinhe-se, demora mais tempo a ficar verde e/ou intermitente (caso se queira seguir em frente ou virar à direita - proibido virar à esquerda), para poder seguir pela estrada onde há cerca de dois dias atrás poderia fazer em cerca de 50 metros sempre em frente.

Agora, para ter uma faixa de 50 metros para BUS, o resto dos carros que circulam na cidade têm de fazer 200 metros. A matemática é, novamente simples: Para uns fazerem 50 metros sem atrasos, os outros são obrigados a dar uma volta de mais 150 metros (além dos 50 que já teriam de fazer de qualquer modo...).

No início desses 50 metros estava, hoje (mais à frente perceber-se-á que noutros dias também havia), um agente da polícia que se colocava no meio da estrada a indicar aos carros que tinham de virar à direita. Estacionado na curva estava um smart amarelo, branco e preto, com os pirilampos (amarelos - que indicam baixa velocidade). Encostado ao carro estava um outro homem (também vestido de azul mas sem nada que indicasse uma farda).
Na porta do carro lia-se "Vigilância dos Corredores BUS". Quem era este senhor de azul? É um Inspector da Carris, que faz parceria com um agente da Polícia Municipal (o que estava fardado no meio da estrada a dar indicações).

Ou seja, verifica-se aqui a presença de forças de autoridade para verificar se os corredores BUS são usados apenas pelos veículos devidos ou se há algum aproveitador destes 50 metros de circulação.

E, agora, cereja no topo do bolo!

Quando eu estava a passar, a pé, nessa rua, porque fui ao multibanco verificar se já tinha sido feito um pagamento que deveria ter acontecido há um mês e meio (e não, ainda não foi pago! - talvez amanhã, disseram-me há bocado), ouvi dois senhores à porta de uma papelaria a falar:
- "Eles agora saem daqui e sabe para onde é que vão?" - pergunta um, sabendo já da resposta.
- "Não, vão para onde?" - responde o outro, não fazendo a mínima ideia.
- "Vão aqui por trás, até aquele entroncamento, dão a volta e vêm pôr-se ali à frente do semáforo, escondidos do lado direito, a ver quem é que passa por aqui pelo BUS". - reponde o primeiro, mostrando que não é a primeira vez que isto acontece.



Perguntas simples:

- Quem é que teve esta ideia luminosa de colocar um corredor de 50 metros para BUS quando antes a estrada era para todos e agora obriga os restantes condutores a dar uma volta de 200 metros e com um semáforo ainda mais lento que o primeiro?

- Será que é assim que se vai resolver o problema de trânsito?

- Será que é um problema de trânsito que se pretende resolver? Será que não vai aparecer outro problema?


E uma questão em forma de pensamento do dia:
- Será que colocar mais uma vez as autoridades escondidas à espera de algum incumprimento não é mais do que o reconhecimento que o incumprimento terá lugar porque a lei não faz sentido?


no iPod:
I Fought The Law - Tha Clash
I Believe in Miracles - Ramones


ps: (adenta, várias horas depois de ter publicado este post) passei pelo início da rua onde encontrei um sinal permitindo apenas a passagem de "Trânsito Local". Ou seja, esta rua, além de estar restrita ao trânsito local tem, dentro dessa mesma rua, um espaço reservado apenas aos transportes públicos. Brilhante!

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