Compota de Pérolas

para barrar na mente

Thursday, October 09, 2008

Poção Mágica

Foi exactamente há 8 dias.
A mesa era enorme, os convidados eram grandes, o jantar foi longo e a noite comprida.
Algumas dores de cabeça na manhã seguinte e milhares de histórias e estórias para contar.
As fotografias, imensas.
Há exactamente 8 dias recebi várias prendas. Livros, garrafas de vinho, um chapéu (que correu quase todas as cabeças dos convidados), DVDs e roupa, muita roupa.

É sempre bom e estranho receber roupa. É quase como receber um perfume. Ou até mesmo livros.
Apesar das melhores intenções de quem dá prendas, parece que existe uma mensagem subliminar que diz: “Toma lá este perfume para passares a cheirar bem!”; “Esta camisola para passares a vestir-te com estilo”; “Encontrei este livro e pensei logo em ti… para te cultivares!”

Claro que ninguém pensa nisto, em boa verdade. Mas que a piada pode ser feita sem macula, isso pode. E até tem mais piada oferecer presentes desta natureza. Há sempre a ambiguidade do sorriso estampado na cara.

No ano passado ofereceram-me uma obra de arte: "Crónica de uma Morte Anunciada".
Sendo o dia do meu aniversário, achei que o título era sui generis…
- “Obrigadinho pelo livro, é alguma mensagem que me queres passar… meu querido amigo??”
- “Epá!! Nem vi o título, tirei o livro da prateleira das promoções! Era o mais barato!”

Este ano, o mesmo amigo foi novamente ao jantar. Desta vez deu-me outro livro, cujo título não me lembro. E não me lembro e não tenho qualquer remorso. Pelas minhas contas, e pela forma como esta nova prenda me foi apresentada, foi um livro que lhe deram a ele e que ele não gostou e que decidiu embrulhar para mo dar. Aliás, as palavras dele foram ilucidativas: “Olha, não vou assinar porque assim, se não gostares do livro, sempre podes embrulhar outra vez e dar a alguém num aniversário!”.

Em prol da verdade, este episódio só tem piada porque é a mais pura das verdades. Eu sei que o livro do ano passado era o mais barato e sei que o deste ano foi-lhe oferecido por alguém (que não eu!) e que ele decidiu embrulhar para mo dar. E é com sorrisos rasgados e lágrimas de tanto rir que eu e este meu amigo trocamos os nossos presentes de aniversário. É hilariante vê-lo já com os olhos semicerrados e um sorriso canalha a olhar para mim com a mão estendida com um presente embrulhado a dizer: “Parabéns!!!”

E houve mais presentes que me marcaram este ano. Pela simplicidade, pela originalidade… etc…

Um chapéu, um vinho sexy, uma camisola que é a que tenho vestida hoje, uma sombrinha de chocolate e DVDs do Asterix, são alguns exemplos.

E, sem demérito para nenhum dos outros embrulhos, percebo que o Asterix teve um papel importante na minha infância. O Asterix tem nas histórias tudo aquilo que precisamos para andar para a frente e enfrentar novas aventuras. De manhã vai apanhar javalis, ajudar o druida, fala com a aldeia inteira, à tarde enfrenta os romanos e à noite faz um jantar até de madrugada.
Para ajudar a isto tudo, ainda tem a poção mágica que lhe dá uma força sobre-humana.

E é exactamente na poção mágica que está a magia.
A minha poção mágica são os amigos, os que estiveram no jantar e os que não puderam vir. Eles fazem-me enfrentar os romanos. Eles fazem-me brindar ao hoje e ao amanhã. Fazem-me sorrir ao jantar.




Mentira, nada disto é verdade, não foi há 8 dias… foi há 7!


na Boca: o pau de plástico da sombrinha de chocolate
no Copo: Sexy tinto
na Cabeça: chapéu
no iPod: Happy Birthday – Stevie Wonder
no DVD: Asterix O Gaulês

1 Comments:

Blogger Mike Monteiro said...

Só agora apanhei este post!!
Muito bom, e ainda bem que estás de volta.

4:56 PM  

Post a Comment

<< Home