Compota de Pérolas

para barrar na mente

Sunday, October 12, 2008

7

Tal como diz aquele que me propõe este desafio: não se tratam de músicas da minha vida, mas de temas que tiveram importância em momentos não menos relevantes. Uma grande viagem ao baú das recordações.



Supertramp
Música: Goodbye Stranger

Pinheiros e eucaliptos. Milhares de eucaliptos. A estrada sempre a subir. Curvas e contra-curvas. Apenas com uma faixa para cada sentido, sempre a subir. O meu pai a conduzir, a minha mãe ao lado. A minha irmã atrás da minha mãe e eu atrás do meu pai. Éramos pequenos. Enjoávamos com as curvas. A viagem demorava horas infinitas. Iamos para casa da minha bisavó. Em Serpins, Amiais, Chã. E esta música no radio do carro. Um Datsun amarelo de três portas.



Michael Jackson
Música: The Way You Make Me Feel

Já não morava em Lisboa. Vivia numa aldeia que ainda hoje chamo casa. No meu quarto brincava com os playmobil. O herói salvava sempre a donzela. A minha mãe chama-me da cozinha a dizer que está a dar a nova música do Michael Jackson (que eu já conhecia do Thriller e do Bad). Não me recordo bem do momento, mas começava eu a perceber que aqueles seres lá da escola que usavam totós e vestiam saias podiam ser mais interessantes do que pareciam.



INXS
Música: Disappear

8h00 da manhã. Na sala a música está a tocar aos altos berros. O meu amigo (viviamos três na mesma casa) tinha aulas de manhã e esta era a forma de acordar com pica. Tinha de ouvir a música quando estava a tomar banho. Como a casa de banho ainda é longe da sala, a casa acordava toda às 8h00. Chamavamos-lhe todos os nomes. Era assim quase todos os dias da semana no primeiro ano de universidade.



Guns N' Roses
Música: Paradise City

Férias de Verão. Comigo estava o meu primo, da minha idade. Iamos à cozinha buscar uns copos grandes azuis. No congelador estavam caixas de iogurtes que serviam de covetes para gelo e que não cabiam no copo. Colocávamos o gelo em cima do copo e deixavamos a água cair fininha para derreter o que estava a mais e obrigar o gelo entrar no copo. Tudo no maior silêncio possivel. Era de noite. Os meus pais já estavam a dormir. Tentavamos fazer tudo o mais depressa possível. Chegavamos ao meu quarto e invariavelmente tinha uma K7 no tijolo a tocar G’N’R. Em cima da cama estavam livros aos quadradinhos da Marvel. Eram assim as noites depois de chegar a casa depois da noite.



Faith No More
Música: Midlife Crisis

Sala de aula. Discuti com a professora de Técnicas de Tradução de Inglês porque ela não queria aceitar esta letra dos Faith No More que um amigo meu tinha levado para traduzir na aula.



Neil Young
Música: Rockin In The Free World

Seja cantada por quem for, Maroon 5, Big Country, Natural Disasters, Pearl Jam ou Neil Young, por duetos de Neil Young com Pearl Jam, Neil Young com Bruce Springsteen, ou Pearl Jam com U2, este tema acompanha-me para todo o lado e estava constantemente em compilações que fazia para ouvir no carro quando ainda estava na universidade. E, como há coisas que ficam para sempre, hoje está em praticamente todas as playlists do iPod.



Audioslave
Música: Shape of Things to Come

É o tema que me fez realmente pensar em escrever num blog e, inevitavelmente, abrir o meu próprio blogue e escrever nele com alguma frequência. Se há um tema para o meu blog, é este.


Obrigado, mano, por este desafio!

2 Comments:

Blogger Mike Monteiro said...

Adorei! Conseguiste fazer-me percorrer essas memórias que tomei como minhas. Momentos simples mas únicos.

11:05 PM  
Blogger shape said...

As viagens no tempo são baratas, não têm check in nem demoram horas a lá chegar. São instantâneas. Num momento estamos aqui e basta fechar os olhos para estar lá. Basta meter os phones, deitar a cabeça e já lá estamos. Só temos jetleg quando regressamos! ;)

11:23 PM  

Post a Comment

<< Home